William Fox – fundador da Fox Film Corporation


William Fuchs nasceu em 1º de janeiro de 1879, na cidade de Tolcsva, Hungria, então parte do Império austro-húngaro, em uma família judaica.

A família migrou para a América quando ele tinha 9 meses, seu nome mudou para William Fox. William exerceu diversas funções ligadas ao cinema e ao teatro. Em 1900, fundou sua própria companhia, a qual vendeu em 1904 para poder comprar o seu primeiro Nickelodeon. Em 1915, ele fundou a Fox Film Corporation.

Fox comprou as patentes para os aparelhos Freeman Harrison Owens, do Tri-Ergon e as de Theodore, com o objetivo de sonorização de filmes Fox Movietone som-on-film, lançado em 1927. Esse sistema tornou-se padrão para o emergente cinema falado da época, e os concorrentes, como a Warner Bros’s Vitaphone, caíram em desuso.

Com o falecimento de Marcus Loew, rival de Fox e chefe da MGM, William viu a oportunidade de expandir seu império e, em 1929, comprou a parte acionária da MGM pertencentes aos herdeiros de Loew. Os executivos do estúdio MGM, Louis B. Mayer e Irving Thalberg, ficaram indignados, contudo, como não eram sócios (apesar de seus cargos importantes dentro da MGM) e nada puderam fazer. Mayer ainda utilizou suas influências políticas para convencer o Ministério da Justiça a processar Fox por violação da legislação antitruste federal.

Durante esse tempo, no verão de 1929, Fox sofreu um acidente automobilístico, quando ficou gravemente ferido. Ao se recuperar, o mercado acionário quebrou no outono de 1929, aniquilando praticamente suas participações financeiras, terminando assim com qualquer hipótese de fusão MGM-Fox, mesmo que o Ministério de Justiça concordasse.

Fox perdeu o controle da Fox Film Corporation em 1930. Além da crise econômica e do acidente, Fox recebeu uma ação antitruste do governo. Essa ação o obrigou a lutar por sete anos nos tribunais para evitar a liquidação de suas empresas por falência. Em uma de suas audiências, Fox tentou subornar o juiz John Warren Davis, cometeu falso testemunho e foi condenado a seis meses de prisão. Após cumprir a pena aposentou-se da carreira de produção de filmes.

William Fox faleceu em 1952, aos 73 anos. Os principais produtores de Hollywood compareceram ao seu funeral.
A Fox Film Corporation, na gestão do novo presidente, Sidney Kent, fundiu-se com a 20th Century. O consórcio 20th Century-Fox Corporate continua a produzir filmes, tendo fundado a Fox Network, voltada para as demais áreas de entretenimento.

Os Teatros Fox, existentes em muitas cidades, incluindo Atlanta e San Diego, foram construídos por William Fox.

Comente