Príncipe no Kotel

Estou de visita à família no Rio, que ocupa, praticamente, todo o meu tempo livre. Almoços e jantares, bate-papos longos e agradáveis e principalmente, as horas felizes de lazer com a minha bisneta, Lis .

As horas de pesquisa na Internet em busca de notícias de Israel, ficaram reduzidas a um tempo mínimo, não compatível para escrever as notícias da semana como de costume.

Lamento, pois Israel não figura na mídia local, em parte, por não poder concorrer com a Copa, o que é compreensível, mas na verdade, mesmo sem o futebol, as notícias de Israel não estão na lista de preferência midiática brasileira.

Para não deixar de escrever, aqui vão algumas notícias de interesse.

VISITA REAL
O príncipe Williams, da Inglaterra, encerrou sua visita ao Oriente Médio. Diferente da seleção Argentina, foi ao Kotel, onde deixou um bilhete. Qual foi o pedido? Não divulgado.

Foi recebido pelo primeiro ministro Netanyahu e sua esposa Sarah, na residência oficial da rua Balfour, em Jerusalém , onde se encontrou com os descendentes da família de Henry Foner,86, que fora salva das mãos nazistas, pela sua bisavó, a princesa Alice, sepultada na Igreja Santa Maria de Madalena, em Jerusalém .

Outra notícia que merece destaque, emitida por fonte fidedigna do Qatar, revela que Israel está em vias de negociação com o Hamas , para início de ajuda humanitária à população de Gaza, de acordo com o programa sugerido também pela ONU .

Dentro deste quadro, Abbu Mazzen, presidente da autoridade Palestina, volta a pensar em governo de coalizão com Hamas.

Na edição passada, foi abordado o tema da Lei de Alistamento Militar. Finalmente foi trazida à votação preliminar no plenário da Knesset no domingo.

A oposição votou contra o governo , com exceção do partido Yesh Atid , o que causou muitos protestos e discussões. Lapid foi acusado de “trair” os soldados por Avi Gabai, líder do partido Machane´ Hatzioni ( Avodá ) .
Agora, a Lei volta a ser debatida nas comissões relevantes e só deverá voltar ao plenário em setembro, possivelmente, com mais modificações.

Outra notícia interessante foi divulgada neste fim de semana: Israel e Indonésia estão negociando a permissão de visitantes mútuos. Mais um passo na possibilidade de relações diplomáticas entre os dois países.
Mais um país muçulmano em vias de aproximação.

CRISE POLÍTICA
Mais uma. Com a eleição de Ytzak Hertzog para a Secretaria Geral da Sochnut, o cargo que exercia de chefe da bancada da Coalizão na Knesset tem que ser preenchido por outro deputado do partido majoritário , que é a Machane Hatzionit .

Tzipi Livni, que trouxe o seu partido Hamachane para a coligação com o Avodá, está exigindo a liderança da oposição.

Na minha opinião, exigência justa e merecida.
Por hoje é só .

SHALOM ME RIO.

PARABÉNS PELA ATUAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL. GOSTEI DO JOGO.

Comente