Milhares de judeus de todo o mundo se reúnem no maior evento em Israel para jovens judeus profissionais

O Masa Israel Journey lançou sua programação do 18º ano em um evento com os artistas pop HaTikva 6, o Ministro da Diáspora Nachman Shai e o Presidente Isaac Herzog

JERUSALÉM, ISRAEL — Milhares de membros do Masa Israel Journey, ex-alunos, parceiros e membros da comunidade se reuniram em 20 de outubro de 2021, no Parque Hayarkon em Israel para comemorar o início dos programas do ano de 2021/22 do Masa Israel Journey e o 18º aniversário de trabalho transformador do Masa.

O evento marca o maior e singular encontro de voluntariado judaico global e trabalho em Israel desde o início do Covid-19. O evento também foi transmitido ao vivo, reunindo a comunidade global para esta ocasião importante. Mais de 3.000 participantes desfrutaram de uma apresentação especial da sensação israelense HaTikva 6 e de um discurso do CEO do Masa, Ofer Gutman. Uma saudação especial foi feita pelo presidente de Israel Isaac Herzog, com discursos do Ministro da Diáspora Nachman Shai e Presidente Interino do Executivo da Agência Judaica Yaakov Hagoel.

 

Os convidados também participaram de oficinas de construção de comunidade, consistindo de jogos e uma parede de arte onde os bolsistas foram incentivados a deixar sua marca criativa representando sua jornada. O evento também incluiu atividades e barracas de comida com países de todo o mundo, representando as culturas globais que compõem a comunidade Masa.

Apesar da crise do coronavírus, os números do Masa permaneceram fortes e até aumentaram significativamente. Os programas de carreira do Masa tiveram um aumento de 153% na demanda este ano, e a demanda por seus programas de voluntariado aumentou 50% nos últimos dois anos. Existem atualmente cerca de 7.500 participantes em Israel e espera-se que outros milhares cheguem ao longo do ano.

Entre os viajantes de 2021/22 está Ben Katz, de Vancouver, Canadá, que está estagiando na empresa israelense de biotecnologia Sonovia. “Nestes tempos loucos em que vivemos, sou muito grato por ter vindo a Israel para uma experiência de mudança de vida com a ajuda do Masa.” Acrescenta: “Com minha formação em engenharia de materiais e experiência na fabricação de têxteis, consegui um estágio na Sonovia trabalhando com uma das empresas israelenses de maior impacto na luta contra a pandemia da COVID-19. Tem sido uma grande oportunidade para mim desenvolver minhas habilidades de engenharia e aprender a cultura das start-ups, enquanto trabalho em produtos que ajudam a salvar vidas.”

O CEO do Masa, Ofer Gutman, disse: “Estou especialmente grato por estar aqui com vocês porque hoje marcamos nosso primeiro grande evento desde o início da pandemia. É inspirador ver o quão longe chegamos. Ao olhar para vocês hoje, no 18º aniversário de Masa, estou cheio de um sentimento de orgulho por esta comunidade crescente que viajou de longe para estar aqui e contribuir com a sociedade israelense. Vocês estão fazendo conexões duradouras e contribuindo para fortalecer nossa comunidade judaica global!” Acrescenta: “Vocês são a próxima geração de líderes e nos sentimos privilegiados em apoiá-los à medida que aprendem mais sobre Israel e sobre si mesmos”.

O presidente Isaac Herzog disse: “Ao escolher mergulhar na sociedade israelense e compartilhar suas histórias e habilidades únicas conosco, você está contribuindo para o crescimento de Israel e se tornando um parceiro na missão crítica de fortalecer os laços entre Israel e o Povo judeu – especialmente a próxima geração.” Acrescentou: “Estou ansioso para ver como nossa jornada juntos – aqui – no seu e no meu Israel tornará suas vidas muito mais ricas. Como Presidente do Estado de Israel, estou ansioso para continuar a trabalhar com o Masa e agradeço a todos por tornar este projeto incrível uma realidade por tantos anos. Que vocês desfrutem de muitos mais anos de sucesso e impacto significativo.”

Sobre o Masa Israel Journey: O Masa Israel Journey é a maior experiência educativa imersiva e de longo prazo para jovens adultos judeus de 16 a 35 anos. Em seus programas que variam de dois meses a um ano, o Masa oferece uma jornada autêntica, não mediada e desafiadora na sociedade, cultura, política e história israelense – e atua como o maior fornecedor global de judeus para acessar os melhores negócios israelenses, empresas sociais e instituições acadêmicas. Desde sua fundação em 2004 pela Agência Judaica e pelo governo de Israel, o Masa atendeu mais de 170.000 jovens de mais de 60 países.

 

Comente