Marvin Hamlisch – um dos mais importantes músicos americanos


Marvin Frederick Hamlisch nasceu em 2 de junho de 1944, na cidade de Nova York. Seus pais eram judeus de origem vienense. O pai, Max Hamlisch, era acordeonista e líder de banda.

Aos cinco anos o menino Frederick começou a imitar a música do piano que ouvia no rádio. Era um menino prodígio. Antes mesmo de completar sete anos, em 1851, já foi aceito no que hoje é a divisão Pré-Colegial da Juilliard School.

Seu primeiro trabalho como pianista de ensaio foi “Funny Girl”, com Barbra Streisand. Pouco depois foi contratado por Sam Spiegel para tocar nem suas festas. O álbum de estreia de Liza Minnelli incluía a canção “The Travelin Life”, que Hamlisch tinha escrito na adolescência. Seu primeiro sucesso veio com “Sunshine, Lollipops & Rainbows”, coescrita com Howard Liebling e gravada por Lesley Gore, que alcançou a 13º posição na Billboard Hot 100, durante o verão de 1965. Hamlisch escreveu para vários filmes de Woody Allen, como “Take The Money e Run” e “Bananas”.

Os anos de 1970 foram prolíferos na carreira do compositor. Trilha sonora do filme “The Sting”, o álbum, que incluía a música-tema “The Entertainer”, vendeu quase 2 milhões de cópias, apenas nos Estados Unidos. Em 1973, ganhou dois Oscar’s, pela música-título e a trilha sonora do filme “The Way We Were” e um Oscar pela adaptação para “The Sting”.

Nos anos de1980, conseguiu sucesso com suas composições para “Ordinary People”(1980) e “Sophie’s Choise”(1982). O compositor também recebeu uma indicação para o Oscar em 1986 pela versão cinematográfica de “A Chorus Line”.

Seus últimos projetos incluíram “O Informante” (2009), dirigido por Steven Soderberg, e a trilha sonora do filme da HBO “Behind the Candelabra”(2013), também dirigido por Soderberg e estrelado por Michael Douglas no papel de Liberace.

Antes de sua morte, ele completou seu primeiro livro infantil “Marvin Makes Music”, que inclui a música original “The Music in My Mind” com palavras de Rupert Holmes.

Hamlisch foi uma das doze pessoas a ganhar prêmios Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Essa coleção de todos os quatro é referida como “EGOT”. Ele é também uma das duas únicas pessoas a ganhar esses quatro prêmios e um Pulitzer (o outro é Richard Rodgers), além de ser uma das dez pessoas a ganhar três ou mais Oscar’s em uma noite e o único que não é diretor de cinema.

Marvin Hamlisch morreu em 6 de agosto de 2012, de uma parada respiratória, aos 68 anos, e foi descrito pela “Associated Press” como o autor de algumas das canções mais amadas e duradouras da história do cinema.

Às 8h da noite, em 8 de agosto, as luzes dos 40 teatros da Broadway foram diminuídas por um minuto em sua homenagem, uma honra tradicionalmente concedida postumamente àqueles considerados como tendo feito contribuições significativas para o teatro e as artes.

Barbra Streisand – The Way We Were (Movie Version)

Marvin Hamlischttps://youtu.be/8T4Uk7mDR-wh plays a melody of his famous songs

Marvin Hamlisch – The Entertainer

Comente