Howard Ashman – “uma lenda da Disney”

Howard Elliot Ashman nasceu em 17 de maio de 1991, em Baltimore, Maryland. Filho de Raymond Albert Ashman (fabricante de casquinhas de sorvete) e Shirley Thelma. Sua família era judia. Estudou na Universidade de Boston, no Goddard College, no Summer Theatre da Universidade de Tufts, concluindo seu mestrado na Universidade de Indiana em 1974.

Assim que terminou o mestrado, Howard mudou-se para Nova York, onde trabalhou como editor na “Grosset & Dunlap”. Sua peça “The Confirmation” foi produzida em 1977 no “McCarter Theater” de Princeton e foi estrelado por Herschel Bernardi. Nesse mesmo ano se tornou o diretor artístico do “WPA Theater” em Nova York. Trabalhou pela primeira vez com Alan Menken no musical “God Bless You”, de Kurt Vonnegut. Eles também trabalharam juntos em “Little Shop of Horrors”, quando Ashman foi diretor, letrista e libretista, ganhando o “Drama Desk Award” de “Outstanding Lyrics”.

Ashman foi diretor e dramaturgo do musical da Broadway de 1986, “Smile”, com música de Marvin Hamlisch, e ainda escreveu o roteiro para o filme dirigido por Frank Oz, da adaptação do seu musical, “Pequena Loja de Horrores”, contribuindo com duas músicas novas, “Some Fun Now” e “Mean Green Mother From Outer Space”. Com a segunda concorreu ao Oscar. Juntamente com Menken, Ashman recebeu dois Grammy Awards, dois Golden Globes e dois Oscars. Seu segundo Oscar foi póstumo, em 1992, de Melhor Canção, e foi recebido por seu companheiro Bill Lauch.

Howard Ashman faleceu aos 40 anos de AIDS, em Nova York, durante a realização de “A Bela e a Fera” e “Aladdin”. Ashman e Menken tinham acabado as canções de “A Bela e A Fera” e onze canções destinadas a “Aladdin”. Tim Rice foi trazido para terminar as canções de Aladdin com Menken.

O músico foi nomeado, postumamente, “Uma Lenda da Disney”, em 2001. O filme “ A Bela e a Fera” foi dedicado a ele: “Ao nosso Howard, que deu a uma sereia sua voz, e à fera uma alma. Seremos eternamente gratos. Howard Ashman 1950 – 1991”.

Aladdin – “Arabian Nights”

Howard Ashman Singing “Beauty and the Beast”

Howard Ashman Singing “Les poissons”

Howard Ashman Singing “Part of Your World”